Porto

Clima e temperatura no Porto

Veja todas as informações sobre como é o clima e a temperatura mês a mês no Porto, para se programar bem e saber o que levar na mala. Se você se preparar com antecedência e souber as características da época de sua viagem, terá uma experiência ainda melhor! Confira:

Rio Douro no Porto

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Porto e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem.

Como é o clima no Porto?

O Porto fica ao norte de Portugal, e por isso tende a ser mais frio do que no sul. O clima no geral é ameno e oceânico, agradável durante o ano inteiro. A temperatura média no inverno lá é 10ºC, e embora não seja muito baixa, vale lembrar que é um clima úmido. Já o verão fica na média dos 21ºC. Veja abaixo no gráfico a temperatura média do Porto mês a mês:

Gráfico do clima do Porto

1. Verão no Porto – 21 de junho a 20 de setembro

O verão no Porto é muito tranquilo, e o mês mais quente do verão é sem dúvidas agosto, quando as temperaturas chegam aos 25ºC nos dias mais quentes, e as mínimas ficam em 14ºC.

Como a pluviosidade entre julho e agosto é a menor do ano, o clima fica bastante seco. Por isso, lembre-se de levar roupas leves na mala e andar sempre com uma garrafinha d’água.

Praia da Foz, Porto

  • O que levar na mala? Roupas leves, como vestidos, saias, shorts e chapéus. Porém, leve também ao menos um agasalho, já que mesmo no verão pode ventar bastante! E não se deixe levar pelo clima: leve sandálias, mas leve também tênis e calçados confortáveis para poder andar o dia todo.
  • O que aproveitar? Essa é uma das estações mais ensolaradas do ano, o que é ideal para conhecer as praias do Porto! O clima é muito propício para passear e conhecer monumentos da cidade. Nos horários mais quentes do dia, pode-se visitar os museus, que são cobertos. Dica: se houver tempo, separe ao menos um dia para conhecer Gerês, um parque nacional no norte de Portugal com lagoas belíssimas! Ótimo para os dias mais quentes. Por fim, mas não menos importante, de 23 a 24 de junho ocorre o famoso São João do Porto (no mesmo estilo da Festa de Santo António), em que pessoas vão à rua comer, beber, dançar e curtir com os amigos essa grande festa a céu aberto.
  • Festivais: em junho e julho, especialmente, há MUITOS festivais no Porto. Alguns deles são:

– Serralves em Festa: o maior festival de arte contemporânea de Portugal realiza-se no início de junho. No Serralves em Festa há 50 horas ininterruptas de atividades artísticas, como exibições e mostras, espalhadas por vários espaços culturais da cidade.
– NOS Primavera Sound: festival de música muito frequentado por jovens, que reúne alguns dos maiores nomes do rock, pop, dance etc, para shows por um final de semana inteiro.
– Festival Ritmos do Mundo: realizado em Gaia, o festival homenageia a cultura portuguesa e brasileira através da música, workshops, exposições, gastronomia e espectáculos circenses, entre outros eventos.
– Porto Pride: um dos eventos mais importantes do calendário do Porto desde a sua primeira edição em 2001 é o Porto Pride, que são vários dias de eventos LGBTQ de Portugal. Espere muita emoção e uma longal parada no último dia de evento.

Primavera Sound, no Porto

  • Dica extra: os dias são bastante longos no verão. Nos “maiores dias”, você verá sol até às 21h! Isso é ótimo para passear até tarde.
  • Atenção aos preços: eles sobem bastante nesta época, pois é quando o país está mais lotado. Você pegará mais filas e serviços um pouco mais devagar.

2. Outono no Porto – 21 de setembro a 20 de dezembro

O outono é uma das estações mais chuvosas do ano, especialmente a partir de outubro, com ventos que fazem as temperaturas médias ficarem ainda menores.

A temperatura começa a cair mês a mês, indo de 24ºC (máxima de setembro) a 7ºC (mínima de dezembro, mês em que as máximas só atingem os 14ºC). Quanto mais perto do fim do ano, mais frio você ficará.

Outono no Porto

  • O que levar na mala? Camisetas, calças e casacos que esquentem de verdade! Sapatos que não forem de tecido também são preferíveis. E leve uma capa de chuva ou guarda-chuva sempre consigo!
  • O que aproveitar? passeios por vinícolas e degustação de vinhos, já que o clima começa a esfriar. Passeios em locais abertos devem ser programados para os dias sem chuva – por isso, os apps de clima são grandes aliados nessa época do ano. A dica é aproveitar para passear bastante pelos lugares fechados e se refugiar da chuva. Como é uma estação de baixa temporada, os museus do Porto ficam mais vazios, o que é ótimo para conseguir aproveitá-los ao máximo e evitar filas.
  • Dica extra: nesta época, não deixe de provar as castanhas que são vendidas em carrinhos de rua. É uma tradição dos dias mais frios.
  • Eventos: esta época também é recheada de eventos na cidade! Em outubro costuma ocorrer o Festival Francesinha, com o intuito de homenagear um dos ícones da gastronomia da cidade, e que reúne vários restaurantes para mostrar como reinventam e apresentam esta iguaria portuense. Já em setembro, costumam ocorrer os seguintes eventos:
    – Dia do Vinho do Porto: a bebida nacional é o centro das conversas e eventos que acontecem nessa celebração anual de setembro, que varia sua data exata de ano a ano. Ótima oportunidade de provar variações deste vinho!
    – Feira do Livro do Porto: realiza-se todos os anos, em dias selecionados no mês de setembro, e reúne milhares de amantes da literatura.
    – Festival Internacional De Marionetas Do Porto: geralmente realizado em setembro, com uma variedade de fantoches disponíveis para cativar sua atenção, e diferentes apresentações ao longo do festival.
    – Red Bull Air Races: pilotos ousados ​​conduzem seus aviões ao redor de obstáculos neste evento que ocorre sempre em setembro, mostrando seus talentos. O corredor do Douro proporciona uma vista fantástica para assistir aos acrobatas aéreos.
    – Porto Blue Jazz: alguns dos maiores nomes do jazz vêm tocar neste festival. Os concertos mais importantes costumam acontecer nos Jardins do Palácio de Cristal.

Francesinha no Porto

3. Inverno no Porto – 21 de dezembro a 20 de março

O inverno no Porto acaba sendo bastante frio. Como a região é muito úmida, a sensação é de que, por mais roupas que você coloque, o frio prevalece. A temperatura média de janeiro, que é o mês mais frio, é de 9ºC, com máximas de 14ºC e mínimas de 6ºC. Além disso, novembro, dezembro e janeiro são meses de muita chuva, então já prepare a mala com capas de chuva e botas, caso pretenda viajar durante o inverno.

Inverno no Porto

  • Nos dias de chuva, planeje visitas aos museus e locais fechados que citamos acima.
  • O que levar na mala? Casacos pesados, roupas de lã e sapatos que protegem! Lembre-se de manter os pés secos, usar luvas, cachecóis e gorros de qualidade. O frio não é brincadeira no inverno de Portugal! Você também pode comprar roupas por lá, já que a oferta e preços costumam ser melhores. Lojas como a Lefties e Decathlon são boas opções, com bons preços!
  • O que aproveitar? Também no norte, se quiser, vá para a Serra da Estrela. Lá você não só poderá ver neve e esquiar, como provará o autêntico e premiado queijo da Serra da Estrela, super cremoso! Também vale a visita a museus, cinemas, teatros e shoppings, já que são locais fechados. Só lembre-se de que, como é baixa temporada, o horário de funcionamento é reduzido na maioria dos lugares.
  • Eventos: por incrível que pareça, há muitos eventos no Porto no inverno. Um deles é o Fantasporto, entre fevereiro e março, que é um dos festivais de cinema mais emocionantes do sul da Europa, focado no mundo da fantasia, ciência, ficção e terror, que dura duas semanas.

Inverno no Porto

4. Primavera no Porto – 21 de março a 20 de junho

A primavera no Porto é uma das épocas do ano mais bonitas, quando a cidade floresce e as pessoas parecem ficar mais felizes com o tempo mais ameno e ensolarado. O mês mais quente da primavera é junho, com máximas chegando a 23ºC, e mínimas de 14ºC. Já em março, as temperaturas ainda estão entre os 8ºC e 17ºC.

É considerada a melhor época para visitar o Porto e demais cidades de Portugal, porque já faz mais calor, há mais gente na rua, e ao mesmo tempo há um frescor que te permite caminhar na rua sem sofrer tanto com o sol. Além disso, é um mês sem tantas chuvas, o que facilita os passeios ao ar livre.

Primavera no Porto

  • O que levar na mala? Depende da época em que for viajar, mas no geral, camisetas, calças, shorts, casacos leves e médios… Se for no começo da primavera, invista mais nos casacos. Se for no final, pode colocar mais roupas leves na mala. Mas tenha, sempre, pelo menos um casaco quente na mala.
  • O que aproveitar? Com certeza, os parques! Aproveite para caminhar nas ruas, às margens do rio, para observar as cores das cidades e curtir o clima florido. Há muito o que fazer no Porto!
  • Dica extra: a quantidade de pólen no ar costuma ser alta nessa época, muito mais perceptível para quem vem, por exemplo, do Brasil. Atenção para os que sofrem com rinite e outros problemas respiratórios.
  • Eventos: em maio, costuma ocorrer a famosa Queima das Fitas, que celebra a orgulhosa universidade da cidade e os formandos. Há também a Festa do Senhor de Matosinhos, considerada um dos pontos altos das peregrinações religiosas não só do distrito, mas também de todo o país. É um evento recomendado para quem deseja vivenciar a tradição religiosa do Porto e, mais especificamente, de Matosinhos, em três semanas que a cidade acolhe eventos recreativos, culturais e desportivos, além de milhares de lâmpadas que decoram a igreja de Bom Jesus de Matosinhos.

Queima das Fitas no Porto

Acompanhe a previsão do tempo do seu celular

Poder usar seu celular no Porto, em Portugal, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Portugal nas redes sociais.

Casal olhando celular

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o Clima e temperatura no Porto quando estiver lá.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura no Porto, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura no Porto, uma dica legal e que faz a diferença na viagem ao Porto é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme, e ficar em uma região perto dos principais pontos turísticos faz toda a diferença. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar no Porto, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar por lá e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar boas promoções).

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e ir até o Porto, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas.

Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro no Porto com dicas de como alugar um excelente carro no Porto e em Lisboa por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Família em carro

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Porto:

O que fazer no Porto: Principais atrações, passeios e lugares de Porto em Portugal.
Ingressos do Porto mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *