Porto

Pontos turísticos no Porto

Saiba quais são os principais pontos turísticos do Porto e decida o que conhecer e visitar nessa cidade, que é uma das mais importantes de Portugal. Vale a pena dedicar um tempo ao Porto e fazer um roteiro de visita completo, já que a cidade não é muito grande e seus pontos turísticos estão próximos uns dos outros.

Confira abaixo os principais pontos turísticos, e não deixe de ver no final da matéria a nossa dica para fazer todos esses passeios gastando muito pouco e com transporte gratuito!

Porto

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem ao Porto e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

1) Rio Douro em Porto

Esse não é necessariamente um ponto turístico, mas é um símbolo da cidade. O Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desembocar no mar. Ele é o terceiro mais extenso da península Ibérica, e a Unesco inclui a região do Douro como Patrimônio da Humanidade, como paisagem cultural. Além de ser um rio muito importante para Portugal e Espanha, é uma marca da paisagem da cidade do Porto. Na Ribeira, há vários passeios de barco pelo Rio Douro, o que garante uma paisagem linda e agradável da cidade.

Ribeira - Porto, Portugal

2) Ponte D. Luís em Porto

A Ponte D. Luís liga as duas margens do Rio Douro (Porto e Vila Nova de Gaia) com uma estrutura metálica construída em 1881. O verdadeiro nome da ponte é Luís I, mas diz a lenda que, devido à ausência do rei D. Luís I na inauguração dela, a população decidiu tirar o “dom” do nome. Hoje em dia a ponte tem duas rotas suspensas no ar: a superior serve como uma linha do metrô, e a inferior, serve para carros e pedestres.

Ponte D. Luís no Porto

3) Palácio da Bolsa de Porto

O Palácio da Bolsa é um luxuoso edifício do século 19, e demorou aproximadamente 70 anos para ser construído. Ele é o símbolo comercial da cidade e abriga também a Viniportugal, um lugar no qual é possível fazer uma degustação de vinhos de várias regiões do país. O Palácio conta com diversas salas: a galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos e o salão árabe, que é a mais importante sala do palácio e a mais bonita, sendo palco para concertos e cerimônias oficiais do Porto. Fica na R. de Ferreira Borges. Vale a pena incluir na sua lista de o que fazer no Porto.

Palácio da Bolsa no Porto

4) Livraria Lello em Porto

A Lello é a livraria mais conhecida de Portugal e uma das mais famosas do mundo. Ela fica localizada em um dos edifícios mais emblemáticos do neogótico português, com uma fachada de arco e duas vitrines laterais. No interior da Livraria Lello, as escadarias são muito conhecidas por terem servido de inspiração aos livros do Harry Potter, uma vez que a autora, J.K. Rowling, morou na cidade do Porto. Vale a pena incluir na sua lista de o que fazer no Porto.

Livraria Lello no Porto

5) Casa da Música de Porto

A Casa da Música é o principal local de concertos da cidade e que sempre conta com uma agenda cheia de apresentações para todos os públicos e bolsos, com muitos eventos gratuitos. São cinco salas com diferentes propósitos, um restaurante e um “espaço Cibermúsica”, criado para o serviço educativo, mas hoje funcionando como uma sala para diferentes eventos. Há visitas guiadas para conhecer o lugar, caso não vá assistir a nenhum show.

Casa da Música

6) Palácio de Cristal de Porto

Entre 1865 e 1951 o Palácio de Cristal fazia jus ao nome. No entanto, atualmente, é um edifício que serve como pavilhão de esportes. O edifício original foi inspirado no Crystal Palace de Londres. Nos dias de hoje, vale a pena a visita para ver os grandes jardins românticos, com fontes e esculturas representando cada estação do ano.

Palácio de Cristal de Porto

7) Torre dos Clérigos em Porto

A Torre dos Clérigos é o monumento mais alto do Porto e um patrimônio tombando pela Unesco. Ele faz parte da famosa Igreja dos Clérigos, que é um dos símbolos mais importantes da cidade. Ao chegar em Porto, você verá que os souvenires sempre mostram a Torre dos Clérigos! Além da questão religiosa, a igreja tem todo um apelo cultural e é ponto turístico obrigatório da cidade.

Torre dos Clérigos no Porto

8) Mercados Bom Sucesso e Bolhão

Os mercados são sempre uma forma de conhecer o estilo de vida e cotidiano das cidades, com base à sua alimentação, artesania e até produtos gourmet. No Porto não é diferente, e os dois principais mercados, que você precisa visitar, são o Mercado do Bolhão e o Mercado do Bom Sucesso. O primeiro data de 1914, e fornece carnes, pão, peixes, legumes, frutas, sementes, entre muitos outros produtos, além de banquinhas de lanches. Já o segundo, datado de 1951, é igualmente charmoso e tem três andares modernos, com grandes vidros, e com dezenas de restaurantes e banquinhas de produtos frescos.

Mercado do Bolhão no Porto

9) Avenida dos Aliados

Um dos lugares mais visitados pelos turistas por estar bem no centro da cidade, a Avenida dos Aliados abriga em toda a sua extensão diversos monumentos. Em um de seus extremos está localizado o imponente edifício palaciano da câmara do Porto; enquanto no outro extremo está a Praça da Liberdade, com a estátua do rei Pedro IV.

Por ser um local com grande movimentação de pessoas, esta avenida se tornou palco para apresentações culturais, performances, concertos e até mesmo intervenções. Além disso, também é nela que acontecem manifestações ou comemorações locais, como Festas de São João, virada de ano e missa do Papa.

Câmara do Porto na Avenida dos Aliados

10) Muralhas Fernandinas no Porto

As Muralhas Fernandinas no Porto são uma construção que serviu para proteger a cidade das invasões que ocorriam na época. Apesar de não ser tão requisitada pelos turistas, visitar as Muralhas Fernandinas é fundamental para conhecer a história da cidade mais profundamente. Além de sua importância para a história militar de Porto, as muralhas também proporciona vistas panorâmicas belíssimas da cidade. Durante seu passeio você poderá ver o rio Douro, a ponte Luís I, a marginal de Gaia, a ponte do infante, a Serra do Pilar e muito mais.

Muralhas Fernandinas no Porto

11) Forte de São Francisco Xavier

Popularmente conhecido como Castelo do Queijo, este forte já serviu como proteção e fortificação marítima. Hoje em dia ele está sob tutela da Associação de Comandos da Delegação do Norte, totalmente preservado, e abriga um museu histórico-militar, além de promover eventos culturais.

Forte de São Francisco Xavier no Porto

12) Capela das Almas e Igreja do Carmo

Outros dois pontos turísticos de Porto interessantes, especialmente para os religiosos, são a Capela das Almas e Igreja do Carmo. Elas preservam a arquitetura da cidade, com os tradicionais azulejos na área externa, e contam com altares sagrados muito bonitos.

Igreja de Santo Ildefonso

13) Jardim das Virtudes

Esse é um local que reúne natureza, arte, gastronomia e arquitetura, ideal para um passeio em família. Localizado a poucos metros do centro histórico, o Jardim das Virtudes é um verdadeiro tesouro escondido de Porto. É um espaço verde, com mais de 750 camélias, ideal para relaxar e apreciar uma vista privilegiada do Rio Douro e da imponente Alfândega do Porto – a dica de ouro é não perder o pôr do sol.

Pessoas no Jardim das Virtudes no Porto

14) Parque da Cidade

O Parque da Cidade é o maior parque urbano de Porto e de todo o país, ocupando 83 hectares de terreno e que vai até o Oceano Atlântico. Além de todo esse espaço, há aproximadamente 10 km de caminhos para se fazer dentro dele, com bastantes opções de lazer e divertimento. O parque é muito frequentado pelos moradores da cidade e turistas, tanto para passear, quanto para curtir a natureza e fazer esportes.

Parque da Cidade

Passeio completo pelo Porto

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Porto, Portugal

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre os pontos turísticos no Porto, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar o celular à vontade no Porto e na Europa?

Poder usar seu celular em Porto e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre os pontos turísticos no Porto.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Agora que você já viu tudo sobre os pontos turísticos no Porto, uma dica legal e que faz a diferença na viagem ao Porto é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme, e ficar em uma região perto dos principais pontos turísticos faz toda a diferença. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar no Porto, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar por lá e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar boas promoções).

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e ir até o Porto, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas.

Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro no Porto com dicas de como alugar um excelente carro no Porto e em Lisboa por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Família em carro

Veja outras matérias imperdíveis de Porto:

O que fazer no Porto: Principais atrações, passeios e lugares de Porto em Portugal.
Ingressos do Porto mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Um comentário

  1. Amei esse blog, virei fã!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *