Lisboa, Portugal, O que fazer, Alugar Carro em Lisboa,

 


Visita ao Convento de Santa Clara em Coimbra


Conheça o Mosteiro de Santa Clara em Coimbra. O Mosteiro de Santa Clara se divide em dois: o Mosteiro de Santa Clara a Velha e o Mosteiro de Santa Clara a Nova. O Mosteiro é conhecido popularmente como Convento de Santa Clara a Velha e fica na margem esquerda do Rio Mondego, criado no final do século XIII.

Mosteiro de Santa Clara em Coimbra

História do Mosteiro de Santa Clara a Velha

A Dona Mor Dias, dama de Coimbra conseguiu a licença para construir um Mosteiro dedicado a Santa Clara e à Santa Isabel da Hungria em 1283. No entanto, os religiosos do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra logo se opuseram à obra, defendendo que a Dona Mor era professa de Santa Cruz, dependendo espiritual e temporalmente dela. Mais tarde, em 1307 a Rainha de Portugal, Santa Isabel de Aragão, se interessou pelo mesmo desejo da antiga dama de Coimbra e com o apoio do Papa Clemente V, conseguiu a refundação do Mosteiro. Com as várias enchentes do Rio Mondego, o Mosteiro sofreu vários alagamentos e abandono, tendo seu fim em 1677 e foi aí apelidado de Santa Clara a Velha.

Mosteiro de Santa Clara em Coimbra

Mosteiro de Santa Clara a Nova

Com esse abandono, surgiu o Mosteiro de Santa Clara a Nova, também chamado de Convento da Rainha Santa Isabel, erguido no século XVII para substituir o antigo mosteiro. A fundadora do antigo mosteiro, a Rainha Santa Isabel, conseguiu fazer no novo um importante depósito de suas relíquias e arte. Com a morte da última freira, a comunidade religiosa e confraria da Rainha Santa Isabel se extingue, e passa a ser domínio do bispo D. Manuel Correia, juntamente ao Governo de Portugal. A parte norte do Mosteiro foi cedida à Ação Missionária, transformando-a em Colégio Missionário até à implantação da República.

Mosteiro de Santa Clara em Coimbra

Informações sobre o Mosteiro

Hoje em dia o Mosteiro é um espaço cultural, com museu, auditório, sala de exposições e um importante ponto turístico de Coimbra. Os horários do Mosteiro são de maio a setembro das 10h às 19h e de outubro a abril das 10h às 17h. O Mosteiro de Santa Clara fica na Rua das Parreiras. 

Mosteiro de Santa Clara em Coimbra

Seguro viagem obrigatório para Portugal

Uma dica que reforçamos para todos que estão planejando ir à Portugal é que não se esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre ele e dicas imperdíveis para fazer um excelente seguro por um preço incrível.


Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à Portugal:
O que fazer em LisboaPrincipais atrações, passeios e lugares da cidade.
Como economizar muito em PortugalDicas incríveis para economizar em tudo.
Como alugar um carro em PortugalDicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.

Postar um comentário

 
Top