Algarve

O que fazer no Algarve

Saiba o que fazer no Algarve com as dicas de passeios e lugares incríveis que merecem ser visitados na região sul do país. Existem muitas cidades no Algarve, portanto muitos pontos turísticos, e por isso focamos apenas nos principais:

Praia de Benagil no Algarve

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Mapa do Algarve

De oeste para leste, você verá:

1. Cabo de São Vicente – Vila Do Bispo

O Cabo de São Vicente fica localizado no sudoeste do Algarve, em Sagres, na Vila do Bispo. Fica um pouco acima da Ponta de Sagres, onde está uma antiga fortaleza romana e um promontório dedicado a Saturno. Desde o Cabo de São Vicente é possível ver os navios que vão pelo Mar Mediterrâneo até o norte da África. É um dos principais pontos de interesse da região algarvia.

Cabo de São Vicente no Algarve

2. Ponta da Piedade – Lagos

A Ponta da Piedade é um monumento natural e turístico da cidade de Lagos, devido às diversas formações rochosas que o vento e ondas do mar provocaram. A praia é um de seus grandes atrativos, com falésias que chegam até 20 metros de altura. A geografia da Ponta da Piedade é outro destaque, com túneis naturais, grutas e rochas com formações e desenhos fantásticos.

No topo das falésias fica esse farol, que está fechado ao público, mas que do lado tem um restaurante e lojas. Outro fenômeno lindo de se observar desde a Ponta da Piedade é o pôr do sol!

Praia da Ponta da Piedade em Lagos

3. Praia da Rocha – Portimão

A Praia da Rocha fica em Portimão e possui uma grande extensão, chegando a 1,5km de costa. É uma das praias mais famosas do Algarve e tem esse nome devido às rochas que se encontram entre a areia e o mar. Apesar de ser muito visitada por turistas, graças à sua fama é raro vê-la lotada, por conta de sua longitude. É um dos lugares imperdíveis para visitar no Algarve, principalmente no verão, sendo um dos pontos turísticos que não podem ficar da lista de o que fazer no Algarve.

Praia da Rocha no Algarve

4. Praia da Marinha – Lagoa

A Praia da Marinha é uma das mais bonitas do Algarve e é considerada uma das 10 mais belas da Europa. Também chamada de ”Praia Dourada” por seus valores naturais. Ela fica em Lagoa e ficou conhecida por suas falésias e pela qualidade alta de sua água, a qual permite ver o fundo marinho.

Praia da Marinha no Algarve

5. Festival Internacional de Escultura em Areia – Silves

O Festival Internacional de Escultura em Areia do Algarve é o maior Festival de Esculturas em Areia do mundo, que vem se realizando desde 2003 em Armação da Pêra. Mais de 60 artistas a cada ano usam toneladas de areia para criar várias esculturas e trabalhos de arte, em uma área de 15.000 m2. A cada ano é escolhido um tema diferente com intuito de abordar conceitos lúdicos e educacionais.

Festival Internacional de Escultura em Areia - Armação da Pêra

6. Praia da Galé – Albufeira

Praia da Galé é uma praia que fica em Albufeira e que, na verdade, se divide em duas pequenas praias, as quais ficam separadas por uma falésia que dá acesso a ambos lados. O lado direito da praia é a parte mais extensa e onde há muitos restaurantes e outros serviços, sendo ideal para famílias. Já do lado esquerdo, a praia conta com mais formações naturais, perfeita para casais ou para ir com amigos.

Praia da Galé em Albufeira

7. Praia da Coelha – Albufeira

Praia da Coelha é um pouco afastada do centrinho de Albufeira, mas é outra praia muito recomendada para você conhecer em sua viagem pelo Algarve. É um lugar lindo para passar o dia e admirar a bela paisagem, seja sozinho, com o par, com amigos ou em família. Ela conta com pouco areal, mas tem alguns serviços à disposição. Como é mais afastada e o acesso a ela é feito por uma trilha de terra batida, muita gente acaba preferindo outras praias, o que a torna ótima para quem gosta de locais mais reservados.

Praia da Coelha em Albufeira

8. Castelo de Paderne – Albufeira

Castelo de Paderne fica localizado no Concelho de Albufeira, mais para dentro do continente, e é um importante ponto turístico no Algarve, pois é um dos sete castelos com a bandeira de Portugal. É um exemplo da arquitetura militar muçulmana na Península Ibérica, com suas ruínas avermelhadas. À noite, o Castelo é iluminado, o que lhe dá um efeito lindo!

Castelo de Paderne

9. Praia da Falésia – Albufeira

Em formato de meio círculo, a Praia da Falésia é uma das mais bonitas de Albufeira, protegida por diversas falésias que lhe dão nome. Do alto das falésias a vista é ainda mais bonita. Na praia, há um grande areal branco, ótimo para passear e curtir com a família. É uma ótima escolha para quem vai ficar na região de Albufeira, pois é uma área com muitos serviços e praias incríveis como esta.

Praia da Falésia em Albufeira

10. Zoomarine – Albufeira

O Zoomarine é um grande parque aquático que fica em Albufeira. Ele é considerado o melhor parque temático familiar do Algarve, com muitas atrações, como a apresentação de golfinhos, focas, leões-marinhos, aves tropicais e muitas atividades de lazer e educação ambiental.

O parque abre de Março a Novembro, normalmente, e os horários de funcionamento dependem de cada dia e mês do ano, então a dica é olhar diretamente no site, pois os horários e dias de funcionamento são bem específicos.

Zoomarine no Algarve

11. Ria Formosa – Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real

A Ria Formosa é uma área grande que passa por Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, com ao todo 60 km de extensão. A denominação correta não é Ria, uma vez que para ser deveria estar inundada pelo mar para ser assim um vale fluvial. Seu fundo é constituído por sedimentos continentais e sedimentos arenosos. É um local bem úmido e com grande importância, já que é o habitat de aves aquáticas.

Ria Formosa no Algarve

12. Quinta do Lago – Loulé

A Quinta do Lago no Algarve é um grande empreendimento turístico que fica em Loulé. Trata-se de um dos mais luxuosos de toda a Europa, com vários campos de golfe, uma praia (Praia da Quinta) e o hotel. A Quinta do Lago possui uma vasta fauna. Há também alguns restaurantes na Quinta, como a Casa do Lago, o Bovino, Casa Velha, Bovino Pool Bar, Pure Boutique, The Shack, Koko Lane e muitos mais. É um lugar ideal para você passar as férias.

Quinta do Lago no Algarve

13. Igreja de São Lourenço de Almancil – Loulé

Igreja de São Lourenço de Almancil fica localizada em São Lourenço, na freguesia de Loulé (Almancil). Ela é conhecida também como Igreja São Lourenço dos Matos e data do final do século XVII. Como o nome já indica, a igreja é devota a São Lourenço de Huesca.

O interior da igreja é o mais bonito e atrativo, porque ela é revestida por azulejos de 1730, implantados e assinados pelo mestre da azulejaria portuguesa, Policarpo de Oliveira Bernardes. Por isso é um dos principais pontos turísticos do Algarve!

Igreja de São Lourenço de Almancil

14. Sé de Faro – Faro

A Sé de Faro fica na capital da região do Algarve e é um dos principais pontos turísticos de lá. Ela também é conhecida como Igreja de Santa Maria, e fica localizada bem no centro da cidade de Faro, tendo sido classificada como Imóvel de Interesse Público e sede da diocese do Algarve. Ela foi erguida sobre uma antiga mesquita e sua construção começou por volta de 1251.

Sé de Faro - Faro

15. Sé de Silves – Faro

A Sé de Silves é uma catedral que fica em Faro e que foi erguida no século XV com estilo gótico (embora também apresente elementos de outros estilos e épocas). A Sé de Silves é, inclusive, a principal construção gótica do sul do pais e um dos pontos turísticos mais visitados da região.

Sé de Silves

16. Ilha de Tavira – Tavira

Ilha de Tavira fica ao sul de Tavira, região no extremo sul do Algarve. As suas praias são umas das mais frequentadas pelos turistas, principalmente no verão. É possível chegar à ilha através de barcos que saem tanto de Tavira quanto de Quatro Águas, e há também quem vá a pé, através de uma ponte que fica perto de Pedras D’el Rei. A ilha possui, ao todo, quatro praias: a Praia da Ilha e Tavira, a Praia da Terra Estreita, a Praia do Barril e a Praia do Homem Nu.

Ilha de Tavira

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer no Algarve, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer no Algarve.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Uma outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *