Lisboa, Portugal, O que fazer, Alugar Carro em Lisboa,

 


Passeando cinco dias pelo Porto e Portugal


Veja um roteiro de cinco dias em Porto. Porto é a segunda maior cidade de Portugal e a segunda mais importante depois da capital, Lisboa. Se você já esteve em Lisboa e passou alguns dias, verá que as duas são parecidas, mas ao mesmo tempo muito diferentes. Caso não tenha ido a Lisboa ainda, veja um roteiro de três dias em Lisboa e se anime a conhecer a cidade. Apesar de as duas serem bem lindas e charmosas, há um pouco de rivalidade entre as duas. Como acontece entre São Paulo e Rio ou entre Madri e Barcelona. A verdade é que todas têm seu encanto, então vá de coração e mente aberta, sem comparar com qualquer outra cidade e encante-se pelo Porto e tudo o que ele oferece.

Roteiro de cinco dias em Porto

Primeiro dia no Porto

No primeiro dia, dependendo do horário que você chegar, já dá para aproveitar bastante desde cedo. Comece pelo Rio Douro, um dos cartões postais do Porto e que tem muitos pontos a visitar. Você pode fazer um passeio de barco pelo Rio Douro, por exemplo, e passar pelas seis pontes que separam o Porto de Vila Nova de Gaia. Nessa região, chamada de Ribeira, há muitas ruinhas que valem a pena ser passeadas, então sem pressa, perca-se pelas ruas da Ribeira e descubra novos encantos. Para almoçar, há vários restaurantes pela região, com peixes e mariscos ótimos. À tarde visite uma das Caves do Porto e deguste o famoso vinho que ganhou destaque mundial, o famoso Vinho do Porto. Depois de fazer uma visita e saber como os vinhos são elaborados e conservados vá até o centro da cidade. Lá visite o Palácio da Bolsa, com seus vários salões decoradíssimos e que encantam todos os turistas. O mais apreciado é o salão árabe. Jante pelo centro e descanse.

Ribeira do Porto

Segundo dia no Porto

No segundo dia, vale a pena voltar ao centro do Porto e dedicar a manhã e tarde a passear por lá. Comece o dia na Torre dos Clérigos, mas antes de subir os imensos e estreitos degraus, não se esqueça de fazer um belo café da manhã bem reforçado. Na Torre dos Clérigos, você terá uma vista panorâmica e de 360º da cidade. Quando você estiver lá em cima, em cada trecho andado verá que há placas indicando quais pontos turísticos é possível ver de onde você está, até você ter dado a volta completa na torre. Quando descer, pare em algum café ali do centro e se delicie com os docinhos portugueses que tanto enfeitam as vitrines e dão água na boca aos turistas. Depois da Torre dos Clérigos, é hora de enfrentar a fila enorme da Livraria Lello, que fica ali pertinho. Antigamente, a entrada era gratuita, mas a livraria ficou tão famosa, que hoje em dia, para conter um pouco as visitas e tirar proveito, é cobrada uma taxa de entrada. No entanto, essa taxa é descontada caso se compre um livro lá. Na hora do almoço, vá até o Mercado do Bolhão, um dos mais tradicionais e onde você verá a essência do norte. À tarde, vá até à Rua Miguel Bombarda e divirta-se passeando por lá e visitando as distintas galerias de arte que há por essa rua. À noite não deixe de experimentar o prato típico do Porto, as francesinhas. Veja onde comer francesinhas no Porto, onde damos dicas dos melhores restaurantes para experimentar a iguaria. 

Livraria Lello em Porto

Terceiro dia no Porto

De manhã vá para o centro, e conheça a famosa Estação de São Bento com a entrada cheia de paredes em azulejo, uma arquitetura bem típica portuguesa. Uma vez por lá, passe pela Praça da Liberdade, veja o edifício da Câmara do Porto, passe pela Igreja da Trindade e também visite a Igreja de São Francisco. À tarde faça um passeio de elétrico que vai desde o Infante até o Passeio Alegre, que fica na Foz do Douro. O passeio é muito agradável e a experiência de andar no elétrico também. Se tiver curiosidade, veja que no começo e final do trajeto, o motorista puxa uma palanca para mudar a orientação dos assentos, uma vez que o elétrico sempre vai na mesma linha. Lá na Foz do Douro é legal fazer um passeio e ver o rio se encontrando com o Oceano Atlântico. Uma vez por lá, fique o dia inteiro e à tarde visite o Parque da Cidade, um dos lugares mais verdes da cidade e um parque enorme onde as crianças brincam, os adultos fazem esporte, relaxam, leem livros e fazem piqueniques. Perto fica o Sea Life, então se estiver com crianças, não deixe de visitar. À noite, conheça a vida noturna portuguesa da região do Norte e vá conhecer algum dos diferentes estilos de bares do Porto.

Câmara do Porto

Quarto dia no Porto

Antes de terminar o roteiro, vale a pena sair um pouco do Porto e conhecer alguma cidade vizinha. Guimarães, por exemplo, é uma cidade bastante histórica e que fica a apenas 53 km do Porto, ou seja, a visita é quase imprescindível. A cidade de Guimarães até os dias de hoje preserva sua herança medieval e foi sede do Condado Portucalense, sendo considerada berço de Portugal. Se estiver sem carro não há problema, basta pegar um trem que sai daquela estação linda dos azulejos, a Estação de São Bento e que dura apenas, aproximadamente, uma hora e pouco. Há muitos pontos turísticos em Guimarães que são bastante interessantes, então dedique o dia à cidade e volte ao final da tarde para aproveitar a última noite em Porto. Quando chegar, escolha algum dos restaurantes do Porto que são destaque e à noite, caso queria, conheça a vida agitada e vá até uma balada do Porto. Caso não tenha pique para balada, não deixe de ir a uma casa de fado e conhecer um pouco da cultura da ''saudade'' portuguesa.

Centro de Guimarães

Quinto dia em Porto

No último dia em Porto, faça uma última visita pelo centro e conheça algumas das várias igrejas que ficam espalhadas pela cidade. Algumas que valem a pena a visita são a Igreja de Santo Ildefonso e a Capela das Almas de Santa Catarina. Se quiser fazer compras no Porto, aproveite a cêntrica Rua de Santa Catarina e divirta-se. Depois, vá até à Muralha Fernandina, uma muralha da época medieval que ainda se conserva. Para finalizar o passeio, atravesse a ponte para o lado de Gaia e faça um passeio nas alturas pelo teleférico de Gaia. Além de ver a cidade de Gaia você também vê o Porto. É um passeio agradável, com uma perspectiva diferente da cidade e uma ótima forma de acabar a viagem.

Muralha Fernandina no Porto

Dica para comprar ingressos das atrações e passeios

Uma dica para economizar com a compra dos passeios e ingressos de Porto é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Lisboa, Porto e de toda a Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar tempo e dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações. Os passeios do Porto que mais indicamos são a Torre dos Clérigos, Livraria Lello e o Palácio da Bolsa, que são alguns dos principais pontos turísticos. 

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à Porto:
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Lisboa.
Como economizar muito em PortugalDicas incríveis para economizar em tudo.
Como alugar um carro em PortugalDicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.

Postar um comentário

 
Top