Lisboa, Portugal, O que fazer, Alugar Carro em Lisboa,

 


Explorando o Castelo de Bragança


Conheça o Castelo de Bragança, um dos principais pontos turísticos de Bragança e que foi muito importante para a história de Portugal. Apesar de Bragança não ser uma das cidades mais atrativas para o turismo, foi uma cidade muito importante e continua sendo um ponto de referência para pequenas viagens dentro do país. Dessa forma, os pontos de interesse são sempre visitados e a história preservada e recordada a cada visita.

Castelo de Bragança em Portugal

História do Castelo de Bragança

A história conta que no período neolítico foi erguido um castelo, e que este teria sido reformulado com a invasão romana na Península Ibérica. Essa reforma teria também cortado a estrada romana, e assim, cortado também a região. Já nas invasões bárbaras, a cidade foi dominada e mais tarde, pelos muçulmanos, sendo definitivamente arrasa durante as lutas pela reconquista dos cristãos. No século X, os domínios da cidade eram do conde Paio Gonçalves, que posteriormente o passou para Fernão Mendes de Bragana II, cunhado de D. Afonso Henriques. Até o século XX, o Castelo passou por diversas famílias e reinados. Mas foi no século XX que recebeu o título de Monumento Nacional e a partir de 1930, começou a ser restaurado. 

História do Castelo de Bragança

Detalhes do Castelo de Bragança

O castelo foi erguido a 700 m do nível do mar e rodeado por uma cerca ameada e reforçada por cubelos. As muralhas envolvem o núcleo histórico de Bragança e ocupam uma área de três hectáreas. No interior, que é possível visitar, se vêm as edificações da Domus Municipalis e o pelourinho medieval. Há também três portas significativas, a Porta do Sol e duas portas invocando Santo António. A Torre da Princesa, que fica do lado Norte, era o antigo Paço do Alcaide e é um edifício residencial. Essa torre era habitada pela irmã de D. Afonso Henriques, como refúgio para as infidelidades de seu esposo, Fernão Mendes. Uma curiosidade é que D. Leonor esteve lá encarcerada, como suposto castigo por ter sido infiel a D. Jaime, duque de Bragança. Há diversas lendas sobre a Torre da Princesa, todas muito trágicas. Uma delas é que vivia ali uma princesa órfã e moura, que transgrediu as normas de sua religião e se apaixonou por um cavaleiro cristão. 

Torre da Princesa no Castelo de Bragança

Informações do Castelo de Bragança

O Castelo fica na Rua do Santo Condestavel, mas a entrada à cidadela se faz por essa rua e pela Rua da Rainha D. Maria I. A Torre de Menagem do Castelo fica dentro do Museu Militar de Bragança. A entrada ao Museu Militar se faz de terça a domingo das 9h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita às sextas das 9h às 12h. 

Informações do Castelo de Bragança

Seguro viagem obrigatório para Portugal

Uma dica que reforçamos para todos que estão planejando ir à Portugal é que não se esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre ele e dicas imperdíveis para fazer um excelente seguro por um preço incrível.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à Portugal:
O que fazer em LisboaPrincipais atrações, passeios e lugares da cidade.
Como economizar muito em PortugalDicas incríveis para economizar em tudo.
Como alugar um carro em PortugalDicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.

Postar um comentário

 
Top