Lisboa, Portugal, O que fazer, Alugar Carro em Lisboa,

 


Dicas para conseguir Tax Free em Portugal


Veja algumas dicas para conseguir Tax Free em Portugal e economizar bastante em suas compras. O Tax Free, ou traduzido para português, Livre de Taxas, é um recurso que faz com que o imposto pago em compras fora do seu país de residência, seja descontado do preço total pago. Esse imposto se chama IVA e seu valor pode variar em cada país da Europa. Normalmente ele fica entre 16% e 25%. Veja então o que fazer para conseguir, quais as regras e como proceder para recuperar o imposto.

Como funciona o Tax Free em Portugal

Acesso ao Tax Free

Para você ter acesso ao Tax Free a primeira regra é morar fora da União Europeia. Se você for europeu e morar fora da Europa também vale, uma vez que o que conta é a residência e não a nacionalidade. Muita gente, quando viaja para a Europa aproveita para visitar vários países. Se for assim e você fizer compras em países diferentes, não se preocupe, pois pode juntar todos os comprovantes de compras e entregar na alfândega do último país que visitar e do qual vai sair. Não são todas as lojas que têm Tax Free. Então sempre verifique se há uma plaquinha avisando que tem ou pergunte. O valor mínimo de compras varia de país para país. Em Portugal o valor mínimo pedido para poder ter direito ao Tax Free é de 61,35€, mas sempre confirme com o vendedor. O imposto não é recuperado em serviços, como hotelaria e restaurantes, mas sim em produtos comprados (geladeiras, fogões e demais eletrodomésticos não entram na lista).

Compras em Portugal

O que fazer nas lojas

Em cada loja que tiver Tax Free você deve pedir o Tax Free, então lhe apresentarão um formulário específico. Não se esqueça de sempre levar seu passaporte, já que os formulários são preenchidos no local onde a compra foi realizada e entre as partes a serem preenchidas tem: número de passaporte, nome do viajante e país de residência. Não é na loja que devolvem o dinheiro do imposto, e sim no aeroporto ou por um depósito no cartão de crédito. Essa escolha deve ser feita na loja para o vendedor poder anotar no formulário. Depois, é só juntar todos os comprovantes e formulários e guardar para quando for sair de Portugal, mostrar na alfândega ou polícia federal no aeroporto.

Lojas com Tax Free

O que fazer no aeroporto

No aeroporto de Portugal do qual você for sair (Lisboa, Porto ou qualquer outro), basta se dirigir à área da alfândega ou alguma parte específica que tenha indicações de ''devolução de imposto''. Lá, você deverá apresentar todos os formulários, bem como os comprovantes de compra. Muitas vezes, dependendo do agente, é pedido para que o viajante mostre os produtos, então a dica é deixar uma mala só com os objetos que se quer recuperar o imposto. Como é uma parte burocrática, a dica é chegar no mínimo com duas horas de antecedência do horário do seu voo. Depois de tudo revisado, os agentes vão carimbar seus documentos e informar como será o precedimento para receber o valor do imposto de volta. 

Devolução do imposto no aeroporto

Seguro viagem obrigatório para Portugal

Uma dica que reforçamos para todos que estão planejando ir à Portugal é que não se esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre ele e dicas imperdíveis para fazer um excelente seguro por um preço incrível.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à Portugal:
O que fazer em LisboaPrincipais atrações, passeios e lugares da cidade.
Como economizar muito em PortugalDicas incríveis para economizar em tudo.
Como alugar um carro em PortugalDicas sobre o aluguel e como achar preços incríveis.

Postar um comentário

 
Top