Albufeira

Clima e temperaturas em Albufeira

Saiba tudo sobre o clima e as temperaturas em Albufeira, e esteja preparado para sua viagem pelo Algarve!

Clima e temperaturas em Albufeira

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Como é o clima em Albufeira?

O clima em Albufeira é quente e temperado, com muita chuva concentrada no inverno. Por ser uma cidade mais central da região do Algarve (sul de Portugal), essa cidade também tem alguma estrutura e praias lindas. Há menos vento na região, e as temperaturas, assim como o turismo, permanecem altos de junho a setembro.

De forma geral, há sol durante o ano todo e temperaturas relativamente boas no inverno, se comparadas às de outros países europeus.

Gráfico Clima em Albufeira

1. Primavera em Albufeira – 21 de março e vai até 20 de junho

As temperaturas da primavera em Albufeira começam nos 19ºC, em março, chegando aos 27ºC em junho. Os dias costumam ter entre 10 a 14 horas de sol, o que acaba esquentando bastante e permitindo que os turistas passeiem até tarde.

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores épocas para viajar para Albufeira, já que a maioria das pessoas ainda trabalha e a região está mais vazia, com pouco turismo e pouca demanda nos hotéis e restaurantes. Se você quer fugir das praias cheias e preços altos, sem pegar época de chuva, viaje entre abril e junho. As temperaturas também são ideais para conhecer os pontos turísticos do Algarve.

Praia de Albufeira no Algarve

  • O que levar na mala? Camisetas, shorts, saias, vestidos… Roupas leves. E, claro, muitas roupas de banho! Chapéu, óculos escuros e protetor solar ainda são muito necessários nessa época.
  • O que aproveitar? As praias do Algarve! Com a temperatura alta o ano todo, os meses de abril, maio e junho permitem uma boa viagem, e muita curtição nas praias! Aproveite também as festas e barzinhos, que começam a abrir as portas para a alta temporada.
  • Dica extra: a quantidade de pólen no ar costuma ser alta nessa época, muito mais perceptível para quem vem, por exemplo, do Brasil. Atenção para os que sofrem com rinite e outros problemas respiratórios.
  • Eventos:  a corrida do Grande Prémio F1 Motonáutica costuma ocorrer em maio e marca a primeira fase do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de Motonáutica. Pode atrair mais turistas para a região, na semana em que ocorrer.

2. Verão em Albufeira – 21 de junho a 20 de setembro

Julho e agosto são os meses mais quentes do verão, com temperaturas superando os 30ºC – sem dúvidas, as mais altas do ano. É nessa época que o Algarve enche, então se for viajar nessa época, não se esqueça de reservar o hotel com bastante antecedência. Se você faz questão de viajar para lá no verão, opte por julho ou fim agosto, que são relativamente menos cheios. O mês mais chuvoso dessas duas estações é março, e julho é o mês mais seco.

Praia da Falésia, Albufeira

  • O que levar na mala? Roupas leves, como vestidos, saias, shorts e chapéus, além de roupas de banho, óculos escuros, chapéus e protetor solar. E não se deixe levar pelo clima: leve sandálias, mas leve também tênis e calçados confortáveis para poder andar o dia todo.
  • O que fazer e visitar: para além de curtir as praias, a ótima temperatura desta época do ano permite que os turistas façam observação de golfinhos, que aparecerem mais perto da costa! Entre outubro e abril, há vários passeios de barco para essa observação, e também pelas famosas Grutas de Benagil. No verão também há muitos lugares com aluguel de caiaque.
  • Festivais: o verão também é época de festivais no Algarve, e em julho costuma ocorrer o famoso Rolling Loud, de música. Para além dele, em junho, em Portimão, costuma ocorrer o Festival Internacional de Cinema, com vários filmes alternativos. E em julho, há o Festival Internacional de Jazz de Loulé e a Feira da Serra de São Brás de Alportel, com shows de música de artistas nacionais e internacionais, bem como barraquinhas de comidas típidas e tradições diversas.
  • Dica extra: os dias são bastante longos no verão. Nos “maiores dias”, você verá sol até às 21h! Isso é ótimo para passear até tarde.
  • Atenção aos preços: eles sobem bastante nesta época, pois é quando o país está mais lotado. Você pegará mais filas e serviços um pouco mais devagar.

3. Outono em Albufeira – 21 de setembro a 20 de dezembro

O outono em Albufeira é uma época bem gostosa para passeios, se você não faz questão de vivenciar muito calor. As temperaturas começam a cair, indo dos 25ºC aos 18ºC, e chegando a máximas de 15ºC em novembro. Em novembro e dezembro começam as chuvas, juntamente com a chegada do inverno.

Se você vai viajar nessa estação para Albufeira, a melhor opção é ir durante o mês de setembro, quando o turismo começa a cessar, mas ao mesmo tempo ainda há muitas lojas abertas e um movimento legal na região – além de, claro, mais sol. Já em outubro, apesar de a temperatura cair, o clima ainda é bom e os preços caem.

Outono em Albufeira

  • O que levar na mala? Camisetas, calças, shorts e até roupas de banho. Leve ao menos um casaco para se proteger do frio que pode dar as caras à noite.
  • Dica extra: nesta época, não deixe de provar as castanhas que são vendidas em carrinhos de rua. É uma tradição dos dias mais frios.
  • Eventos: o Autódromo Internacional do Algarve organiza todos os anos um evento internacional em outubro dedicado a automóveis: o Algarve Classic Festival. São corridas e desfiles de carros antigos e clássicos.

4. Inverno em Albufeira – 21 de dezembro a 20 de março

Inverno e Algarve são duas palavras que não combinam muito, visto que essa é uma região totalmente voltada ao turismo de praia. No entanto, o inverno no Algarve é um dos menos rigorosos de Portugal, tendo temperaturas bastante agradáveis.

Entre dezembro e fevereiro, as temperaturas máximas ficam em torno dos 17ºC, e dificilmente as mínimas chegam a 10ºC ou menos. O mês mais chuvoso é janeiro, com uma média de 9 dias no mês – o que é bem pouco se comparado a invernos de outros países da Europa, e até da cidade do Porto, por exemplo.

Outono e Inverno em Albufeira

  • O lado negativo do inverno é que os dias são mais curtos, então há menos luz e calor para aproveitar o dia de passeio por lá.
  • Temperatura da água: apesar de o inverno não ser tão frio no Algarve, a temperatura na água não costuma ser tão agradável – e, sim, mais fria!
  • O que levar na mala? Casacos, calças, roupas de lã e sapatos que protegem! Lembre-se de manter os pés secos, usar luvas, cachecóis e gorros de qualidade.
  • Horários de funcionamento: lembre-se de que, como é baixa temporada, o horário de funcionamento é reduzido na maioria dos lugares, incluindo lojas e restaurantes. Muitos locais, inclusive, fecham as portas nessa época do ano.
  • Eventos: em dezembro ocorre o Paderne Medieval no Município de Albufeira. Em 4 dias, a região de Paderne recebe em um espaço fechado (e com entrada paga) bancas de artesanato, demonstrações de artes e produtos com o melhor da gastronomia regional.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o cliima e temperatura em Albufeira, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o cliima e temperatura em Albufeira.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o cliima e temperatura em Albufeira, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *