Braga

Clima e temperatura em Braga

Saiba como é o clima e temperatura em Braga, e planeje sua viagem considerando as possíveis mudanças de temperatura!

Braga, Portugal

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

Como é o clima em Braga?

De forma geral, o clima em Braga é temperado, com médias de 14,2ºC.  Por ser uma cidade localizada no norte de Portugal, ela costuma ter temperaturas um pouco mais frias, sendo que as mínimas chegam a, no máximmo, 8ºC na maior parte do ano. Mesmo no verão, a estação mais quente, não espere por máximas maiores do que 24ºC em Braga. Confira como é o clima da cidade em cada estação:

Clima e temperatura em Braga

1. Primavera em Braga – 21 de março a 20 de junho

A primavera na Europa vai de março a junho, e as temperaturas em Braga nesta estação são mais amenas – o que é ótimo para visitar os lugares e fazer passeios. As temperaturas máximas vão de 15ºC (março) a 21ºC (junho), enquanto as mínimas vão de 6ºC a 12ºC. A chuva não é tão presente nesta época, se concentrando mais em alguns dias dos meses de março e abril.

Santuário Bom Jesus em Braga

  • O que levar na mala? Depende da época em que for viajar, mas no geral, camisetas, calças, shorts, casacos leves e médios… Se for no começo da primavera, invista mais nos casacos. Se for no final, pode colocar mais roupas leves na mala. Mas tenha, sempre, pelo menos um casaco quente na mala.
  • O que aproveitar? Com certeza, os parques! Aproveite para caminhar nas ruas, observar as cores das cidades e curtir o clima florido. Há muito o que fazer em Braga!
  • Dica extra: a quantidade de pólen no ar costuma ser alta nessa época, muito mais perceptível para quem vem, por exemplo, do Brasil. Atenção para os que sofrem com rinite e outros problemas respiratórios.

2. Verão em Braga – 21 de junho a 20 de setembro

O verão vai de junho a setembro e é uma época ótima para visitar a cidade de Braga! As temperaturas aumentam, chegando aos 24ºC, e os dias são ensolarados, ótimos para aproveitar diversos passeios da cidade. Quase não há chuva, sendo julho o mês mais seco do ano.

Verão em Braga

  • Eventos: em junho, há dois eventos muito marcantes que acontecem em Braga. Se estiver viajando nessa época, não perca! O primeiro é no dia 24, que é a Festa de São João em Braga, quando as ruas são tomadas por cores, músicas e pessoas comendo alimentos típicos da época e bebendo. O segundo, cuja data varia de ano a ano, é o Hopen – Braga Beer Festival, um festival de cerveja com mais de 150 cervejas diferentes, shows, festas e lançamentos de novos produtos!
  • O que levar na mala? Roupas leves, como vestidos, saias, shorts e chapéus. Porém, leve também ao menos um agasalho, já que mesmo no verão pode ventar bastante à noite! E não se deixe levar pelo clima: leve sandálias, mas leve também tênis e calçados confortáveis para poder andar o dia todo.
  • O que aproveitar? Se houver tempo, separe ao menos um dia para conhecer Gerês, um parque nacional no norte de Portugal com lagoas belíssimas! Ótimo para os dias mais quentes.
  • Dica extra: os dias são bastante longos no verão. Nos “maiores dias”, você verá sol até às 21h! Isso é ótimo para passear até tarde.
  • Atenção aos preços: eles sobem bastante nesta época, pois é quando o país está mais lotado. Você pegará mais filas e serviços um pouco mais devagar.

3. Outono em Braga – 21 de setembro a 20 de dezembro

Outono é outra época de turismo muito forte e também indicada, quando as temperaturas já começam a diminuir. É muito agradável para passear pela cidade, inclusive. Nos meses de outono, as temperaturas vão diminuindo mês a mês, gradualmente, indo de 23ºC até 5ºC. Os meses mais chuvosos são novembro e dezembro.

Outono em Braga

  • Apesar de Braga ser uma cidade que recebe turistas durante o ano inteiro, nessas épocas ela fica mais calma, e você pode visitar todos os pontos turísticos com mais tranquilidade e poucas (ou nenhuma) filas.
  • Eventos: em outubro costuma ocorrer o Festival Semibreve, de música. Já em novembro, há o Festival BRAGACINE, um festival de cinema de dois dias com filmes e curtas de diversos temas, com eequipe de jurado, atores e realizadores nacionais e internacionais.
  • O que levar na mala? Camisetas, calças e casacos que esquentem de verdade! Sapatos que não forem de tecido também são preferíveis. E leve uma capa de chuva ou guarda-chuva sempre consigo!
  • O que aproveitar? passeios por vinícolas e degustação de vinhos, já que o clima começa a esfriar. Passeios em locais abertos devem ser programados para os dias sem chuva – por isso, os apps de clima são grandes aliados nessa época do ano.
  • Dica extra: nesta época, não deixe de provar as castanhas que são vendidas em carrinhos de rua. É uma tradição dos dias mais frios.

4. Inverno em Braga – 21 de dezembro a 20 de março

O inverno em Braga e no resto da Europa vai de dezembro a março, e suas temperaturas médias não costumam passar dos 10ºC (e as mínimas chegam facilmente aos 5ºC). É uma época bem fria, ainda mais para quem vem do Brasil, mas que também costuma ter muitos turistas. A desvantagem é que os dias ficam mais curtos: o sol aparece lá pelas 9h e se põe por volta das 16h.

Inverno em Braga

  • Nessa época, não deixe de fazer um tour pelos restaurantes em Braga, onde as comidas tradicionais são ainda mais saborosas do que durante os meses mais quentes.
  • O que levar na mala? Casacos pesados, roupas de lã e sapatos que protegem! Lembre-se de manter os pés secos, usar luvas, cachecóis e gorros de qualidade. O frio não é brincadeira no inverno de Portugal! Você também pode comprar roupas por lá, já que a oferta e preços costumam ser melhores. Lojas como a Lefties e Decathlon são boas opções, com bons preços!
  • O que aproveitar? Também no norte, se quiser, vá para a Serra da Estrela. Lá você não só poderá ver neve e esquiar, como provará o autêntico e premiado queijo da Serra da Estrela, super cremoso! Também vale a visita a museus, cinemas, teatros e shoppings, já que são locais fechados. Só lembre-se de que, como é baixa temporada, o horário de funcionamento é reduzido na maioria dos lugares.
  • Para ver neve: em Braga, pode nevar no inverno. Para além da cidade e da Serra da Estrela, você pode ver neve na Serra do Marão, Serra de Montesinho e Serra do Gerês, que alcançam temperaturas negativas.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Braga, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o clima e temperatura em Braga.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Braga, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

Um comentário

  1. Braga é extremamente quente e abafado no Verão, temperaturas de 20ºC são raras, esperam antes entre os 30º e os 40ºC, fica insuportável pra andar na rua!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *