Lisboa, Portugal, O que fazer, Alugar Carro em Lisboa,

 


Centro histórico e principais ruas de Guimarães


Conheça o centro histórico de Guimarães. A cidade de Guimarães é uma das mais importantes de Portugal, já que foi lá que nasceu D. Afonso Henriques, quem assumiu a chefia do Condado Portucalense e venceu a Batalha de São Mamede e conquistou diversos territórios aos muçulmanos que ocupavam grande parte da Península Ibérica. Por esse motivo, quase todos os pontos turísticos de Guimarães são relacionados à história da cidade e antigos. Ainda assim, a cidade se modernizou muito com o passar do tempo e também graças às universidades que ela abriga. Mas um bom lugar para começar um passeio pela histórica e tradição de Guimarães é visitar seu centro histórico, onde ficam praças, ruas e monumentos muito interessantes.

Centro histórico de Guimarães

Características do centro histórico de Guimarães

O centro turístico e histórico de Guimarães remonta ao século XVII e sua construção está ainda mantida e em boas condições. Em sua maioria, foram utilizadas técnicas construtivas de taipa de rodízio e fasquio, de raízes medievais. É uma técnica considerada de fácil construção e que se utiliza até hoje. Para revestimento, se colocava o reboco e tintas artesanais. 

Características do centro histórico de Guimarães

Ruas e praças no centro histórico de Guimarães

O Largo da Oliveira é uma das principais ruas da cidade. Ele tem diversas construções de grande valor patrimonial, como a Igreja Nossa Senhora da Oliveira, onde em sua capela o Rei D. Afonso Henriques teria sido batizado, além d casas alpendradas que remontam ao século XVII (casas com alpendre de estilo gótico). A Praça de Santiago tem também casas e construções relevantes, como o edifício da antiga Casa da Câmara. A Rua Nova, também chamada de Rua Egas Moniz já apresenta outro estilo e época, com elementos arquitetônicos medievais, como a Casa da Rua Nova. Por fim, a Rua de Santa Maria é uma das ruas mais antigas e populares de Guimarães, a qual apresenta também estilo medieval. Ela era o principal elo entre o Castelo de Guimarães e o núcleo do mosteiro. 

Igreja Nossa Senhora da Oliveira em Guimarães

Seguro viagem obrigatório para Portugal

Uma dica que reforçamos para todos que estão planejando ir à Portugal é que não se esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre ele e dicas imperdíveis para fazer um excelente seguro por um preço incrível.

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em LisboaPrincipais atrações, passeios e lugares da cidade.
Como economizar muito em PortugalDicas incríveis para economizar em tudo.
Ingressos mais baratos para Portugal: Onde comprar ingressos das atrações.

Postar um comentário

 
Top